Link para solicitar: https://meu.inss.gov.br/#/login
O que é?
Benefício de um salário mínimo por mês para a pessoa com deficiência e que comprove ser baixa renda.
Por ser assistencial, para ter direito ao benefício não é necessário ter contribuído para o INSS. No entanto, não dá direito ao 13º salário e não deixa pensão por morte.
Este pedido é realizado totalmente pela internet, você não precisa ir ao INSS.
Quem pode utilizar este serviço?
Pessoa que:
comprovar a deficiência;
for brasileiro nato ou naturalizado;
tiver nacionalidade portuguesa;
tiver renda familiar de até ¼ do salário mínimo por pessoa, calculada com as informações do Cadastro Único (CadÚnico) e dos sistemas do INSS.
O Cadastro Único, que é administrado pelos CRAS, deve estar atualizado há menos de dois anos e conter o CPF de todas pessoas da família.
Etapas para a realização deste serviço
- Pedir o benefício
- Entre no Meu INSS;
- Clique no botão “Novo Pedido”;
- Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
- Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.CANAIS DE PRESTAÇÃO Aplicativo móvel :
- Baixe o Meu INSS Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
- Ligue para 135. Web : Site do Meu INSS
- Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
- Ligue para 135. Telefone : 135Tempo estimado de espera : Até 5 minuto(s)
DOCUMENTAÇÃO
Documentação em comum para todos os casos
- Obrigatória
- Número do CPF de todos da família que morem na mesma casa.
- Se for procurador ou representante legal:
- Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda);
- Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
Atendimento imediato.
- Receber resposta Para acompanhar e receber a resposta do seu processo:
- Entre no Meu INSS;
- Clique no botão “Consultar Pedidos”;
- Encontre seu processo na lista;
- Para ver mais detalhes, clique em “Detalhar”.CANAIS DE PRESTAÇÃO Aplicativo móvel :
- Baixe o Meu INSS Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
- Ligue para 135. Web : Site do Meu INSS
- Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
- Ligue para 135. Telefone : 135
- Tempo estimado de espera : Até 5 minuto(s)TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPAEm média 45 dia(s) corrido(s)
Outras Informações
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
135
Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
· Urbanidade;
· Respeito;
· Acessibilidade;
· Cortesia;
· Presunção da boa-fé do usuário;
· Igualdade;
· Eficiência;
· Segurança; e
· Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento
O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000
Fonte: https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-beneficio-assistencial-a-pessoa-com-deficiencia